Resultado - Obras Literárias

O I Prêmio IFSC de Literatura recebeu 150 inscrições, provenientes de todas as regiões de Santa Catarina– e até mesmo inscrições de outros Estados, que foram anuladas por estarem em desacordo com o regulamento.

No total, foram inscritos 349 textos e, após a eliminação de 25 deles, pelo descumprimento do regulamento ou por equívoco dos autores no processo de inscrição, 324 foram avaliados pela Comissão Julgadora, formada pelo escritor André Kondo, pelo escritor e jornalista Edgar Borges e pelo coordenador deste projeto, que subscreve este comunicado.

A Comissão Julgadora teve acesso a uma planilha de avaliação e a um arquivo de texto com todas as obras inscritas, sem qualquer identificação dos autores, a fim de garantir a lisura do processo. O objetivo desta Comissão era selecionar 60 textos para compor a coletânea do I Prêmio IFSC de Literatura. No entanto, nós falhamos: selecionamos 69 textos para a coletânea.

Cada jurado deveria marcar os textos com os seguintes códigos: P – Publica; T – Talvez; e N – Não Publica. Além da adequação da linguagem ao contexto, não foram definidos critérios objetivos para a avaliação, pois toda seleção de obras literárias passa inevitavelmente pela subjetividade. Esta questão fica evidente ao analisarmos os números do processo de seleção: dos 69 textos, 14 foram indicados de forma unânime para compor a coletânea; 16 textos chegaram muito perto da unanimidade; além destes, outros 8 não tiveram nenhuma indicação negativa. Os demais apresentaram indicações positivas, neutras e negativas.

Estou certo, de que fizemos uma boa seleção, à altura das inscrições recebidas e da trajetória e currículo de cada um dos jurados.

Aos que estão na lista abaixo, dedico o mais sincero parabéns!

Aos que não estão na lista, desejo que continuem a empreender esforços na produção literária, pois a Comissão Julgadora, apesar do nome pomposo, é composta apenas por três leitores; e há um mundo cheio deles aí fora, esperando para ser conquistado.


Abraços,

Rodrigo Domit
Coordenador do Projeto



Resultado*: http://bit.ly/premioifsc-planilharesultado
* Constam na planilha os 69 textos selecionados, sem ordem de classificação.